Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Javalis causam perdas em lavouras do interior de São Paulo

O governo estadual desenvolveu uma força-tarefa para capturar os animais e verificar a possível contaminação por bactérias ou vírus

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina/Divulgação

O ataque de javalis causou transtornos na região de Joanópolis, no interior de São Paulo. A incidência de animais provocou perdas de mais de 50% em algumas lavouras, como a da produtora orgânica Elizabeth Ximenes.

“Na hora que você vai colher, ele vem e colhe na sua frente. É complicado”, disse a produtora, lamentando a destruição em sua lavoura de mandioca.

Apesar de parte da plantação possui cerca elétrica, nem sempre ela evita a entrada de animais selvagens na propriedade. “O javali conseguiu entrar mesmo com a cerca elétrica. Agora, no entanto, vou colocar tela para ver se segura”, disse.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vários casos de invasões de javalis em propriedades rurais já foram registrados. Diante deste quadro,  foi desenvolvido um trabalho junto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária para capturar esses animais e verificar se existe algum risco de contaminação.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, sua equipe está fazendo um trabalho de prevenção e capturando alguns desses animais. “Estamos fazendo a retirada de soro para identificar se há alguma bactéria ou vírus que possa, depois, se espalhar para outros animais. Nós fazemos essa sistemática de controle pra evitar que ali seja um foco de proliferação de doenças”, disse.

Apesar do trabalho, o javali capturado pela secretaria é devolvido para a natureza. A caça só acontece quando é identificado que há uma superpopulação desses animais em alguma área E, nesses casos, o produtor deve procurar a Casa de Agricultura do município, ou a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do estado.

“Há regras estabelecidas pelo Meio Ambiente, a partir de uma norma geral que tem no país, na qual se permite a ação de pessoas autorizadas a fazer a caça em determinada região para que não ocorra  uma proliferação descontrolada”, completou Jardim.

Sair da versão mobile