Laranja de mesa está 20% abaixo do preço

Produtores reclamam do valor e temem perdas por causa do calorO preço pago ao produtor de laranja de mesa está mais de 20% abaixo do valor registrado no mesmo período do ano passado. A demanda está fraca e as indústrias de suco estão processando menos frutas.

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta época do ano, em 2014, a caixa de laranja de mesa estava cotada, em São Paulo, em R$ 18,98 a caixa. Hoje, o preço pago ao produtor não passa de R$ 14,73.

No interior de São Paulo, em Mogi Mirim, o citricultor Oscar Simoneti cultiva cinco variedades de laranja em uma área de 192 hectares. São 70 mil pés que rendem, em média, mil caixas por dia. Apesar da boa estrutura da lavoura, o produtor não está contente com os preços.

– Estamos com um problema sério. O mercado não reage por causa da falta de água – diz.

O produtor conta que 2014 foi um ano difícil. Ele perdeu cerca de 60% da lavoura por causa da estiagem, e a preocupação aumenta ainda mais nesta época do ano. Simoneti conta que não chove há mais de 20 dias.

Apesar da recuperação dos preços na última semana, mesmo num ritmo mais lento, o produtor acredita que terá aumento nos preços somente em fevereiro, quando começa entressafra e o produto de qualidade que sobra no pomar vai direto pros mercados.

O consultor de mercado Maurício Mendes diz que, apesar do preço baixo, o cenário é positivo se comparado aos anos anteriores. Mendes também aposta em preços melhores para o produtor, principalmente quem investe em tecnologia na lavoura.