O leite é um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira. Além de ser essencial para produção de alimentos, também gera emprego e renda no país. Com tudo isso, o Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho, tinha tudo para ser uma data feliz. Porém, no Brasil, o produtor vive um cenário muito complicado
- No Dia Mundial do Leite, produtor tem mais medo do que motivos para comemorar
- Na 14ª lactação, vaca ‘vitalícia’ já produziu mais de 100 mil litros de leite
Produtora de leite em Santiago do Sul (SC), Elaine Grolli enviou um relato sobre a difícil situação vivida pelos produtores no Brasil e pediu pela criação de políticas de incentivo e valorização da cadeia produtiva do leite.
“Quero colocar um pouco da nossa situação neste ano de grande estiagem. Muitas propriedades tiveram dificuldade em dar alimento para os animais e carência de água, provocando a diminuição da quantidade de leite produzido. Hoje o nosso produto teve aumento de preço, mas não foi suficiente para suprir a alta dos custos de produção, o que fez com que muitas propriedades parassem com a atividade”, disse.
Ela pede por políticas de estímulo à produção do leite e acesso a novos mercados. “Nossos rebanhos são cada vez mais saudáveis e a atividade tem um manejo cada vez melhor, visando a qualidade”.