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Mercado de orgânicos cresce até 40% ao ano

Avanço do setor vai depender de avanços técnicos e apoio econômicoO mercado de produtos orgânicos no Brasil cresce de 30%a 40% ao ano, movimentando mais de R$ 2 bilhões em 2014, segundo dados do projeto Organics Brasil, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

Fonte: Camila Domingues

Em 2013, o governo criou o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica Planapo, com metas para fechar até o final deste ano, mas não existe um balanço que comprove o que de fato saiu do papel.

Já o Ministério da Agricultura trabalha com o cadastro que vem sendo feito desde a regulamentação nacional dos orgânicos em 2011. Os dados mostram que a área cadastrada de orgânicos no Brasil abrange 750 mil hectares envolvendo mais de 10 mil produtores.

• Veja também: O que define um produto orgânico?

Para o coordenador de Agroecologia do Ministério, Rogério Dias, o avanço dos orgânicos depende de mudanças de conceitos desde a formação da base técnica. 

– Ao longo das últimas décadas, o Brasil deu um salto enorme em tecnologia voltada para a agricultura convencional. Mas a agricultura orgânica teve que ser desenvolvida pelos próprios agricultores. Aqui boa parte foi os agricultores errando acertando que desenvolveram tecnologia. Isso faz com que a gente tenha um custo de produção maior – afirma.

• Veja também: Dicas para começar uma produção orgânica 

Na contramão da tendência de crescimento do mercado de orgânicos, o agrônomo e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), João Carlos Carvalo diz que esse sistema de produção só vai se consolidar com subsidio, e que a agroecologia esbarra na falta de viabilidade econômica.

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