Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho verde registra desvalorização de 50%

Alta oferta e custos elevados pesam sobre cotações

O preço do milho verde está registrando queda, com a tonelada sendo vendida por R$ 300 reais ou menos no interior de São Paulo, recuo de 50% em relação à cotação registrada no ano passado e abaixo do visto durante o período de Festas Juninas.

A alta oferta vista neste ano por causa da valorização do produto em 2014 prejudica o preço final, assim como a elevação dos custos para R$ 180.

– Mediante a situação da cultura, ou planta-se menos ou planta-se mais. Então acabou tendo esse plantio, investimento maior do produtor na área do milho, justamente porque é uma cultura de ciclo muito rápido. Com 85, 90 dias está sendo colhido o milho e já se pode semear outra cultura logo em seguida – diz o engenheiro agrônomo Antônio Campos.

A situação faz com que os produtores busquem diversos meios para vender a produção. O agricultor João Siqueira, por exemplo, tem contratos com grandes redes de supermercados. O que sobra da produção ele vende pela internet. Os compradores são mercados menores, quitandas e feirantes. Pequenos clientes que garantem um lucro maior.

– Um ditado antigo daquele velho guerreiro diz que quem não comunica se “estrumbica”, e nós procuramos não se “estrumbicar”, a gente se comunica, além da comunicação normal via mídia, temos a internet, e hoje a comunicação para nós da agricultura, nós estamos num novo mundo, em um novo tempo – disse. 

Sair da versão mobile