Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

‘Na última década, PIB do Brasil teve pior crescimento da história’

Estudo mostra que, de 2010 a 2019, a economia aumentou 1,39% ao ano, bem menos que a média de 155 países emergentes e em desenvolvimento

O desempenho da economia brasileira na última década foi a pior da história, conclui estudo feito pelo economista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Macedo. Entre 2010 e 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em média 1,39% ao ano, menor índice de crescimento desde 1900.

O levantamento considera que cada década começa em anos terminados em zero e vai até os anos que terminam em nove. Na década anterior, iniciada em 2000, o aumento foi de 3,39% ao ano. Até então, o pior resultado era o da década de 1990 (1,75% ao ano), marcada por crises externas e planos fracassados de estabilização.

A crise fiscal, segundo Macedo, foi o principal fator que levou o país à recessão, que começou no segundo trimestre de 2014 e terminou no quarto trimestre de 2016. Desde então, a recuperação tem acontecido a passos lentos, com avanços do PIB que não saem da casa de 1%.

O fraco desempenho da economia brasileira nos anos 2010 ficou bem abaixo do crescimento médio do PIB de 155 economias emergentes e em desenvolvimento, que avançaram 5,11% ao ano no mesmo período.

O economista Roberto Troster afirma que o foco do governo deve ser melhorar a economia e competitividade do país. “Temos que investir em educação, tendo como missão evoluir e construir”.

O crescimento, de acordo com Troster, pode vir dos setores privados, mas para isso faltam medidas que garantam a melhor estabilidade econômica do país. “A tributação no Brasil é um absurdo e grande parte das empresas estão inadimplentes, o que também precisa ser mudado”, acrescenta.

Para o comentarista Miguel Daoud, o Brasil está enfrentando uma situação muito melhor do que já viveu, mas é necessário medidas que beneficiem e tragam mais possibilidade de crescimento.

Sair da versão mobile