Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Novo modelo de inspeção deve sair no fim do ano

Questão dos médicos-veterinários privados ainda gera polêmica 

O novo modelo de inspeção sanitária do país deve ser definido até o fim do mês, mas sairá do papel somente no fim do ano. O grupo de trabalho que fará a reestruturação dos serviços adotará a metodologia do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) para finalizar o projeto. Os especialistas encarregados de elaborar o projeto de modernização dos serviços de inspeção conheceram os modelos dos Estados Unidos e da Europa, e entre as medidas sendo estudadas está a contratação de médicos-veterinários privados para a realização de inspeções.

– São assuntos que estão sendo levantados discutidos e acho que vão levar um produto interessante apesar do tempo extremamente curto – afirma o coordenador-geral de programas especiais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Maurício Goes Alves.

Contra a contratação de veterinários privados, entidades que representam os fiscais públicos estão organizando uma campanha. A ideia é colocar os consumidores contra a terceirização dos serviços.

– O que está havendo é uma divulgação, uma propaganda da categoria para que o sistema que existe hoje no Brasil, o melhor do mundo, convença que qualquer mudança vai trazer prejuízo ao consumidor – diz o gerente de inspeção sanitária de Santa Catarina, Sérgio Borges.

Mesmo com toda pressão das entidades que representam os fiscais públicos, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo já estão utilizando veterinários privados na inspeção.

– Não tem outra forma de atender a legislação vigente a não ser improvisando, ou nós vamos ter muito mais fabricas na clandestinidade. Isso sim representa risco para a saúde publica, quando os serviços não têm condições de fazer melhor e deixa como está – afirma o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz.

O próximo encontro do grupo de trabalho vai ser na semana de 24 a 28 deste mês. 

Sair da versão mobile