Os organizadores e expositores da Tecnoshow Comigo, exposição agropecuária que ocorre até a próxima sexta, dia 15, em Rio Verde (GO), estão otimistas quanto ao resultado da feira. De acordo com o presidente da cooperativa que realiza o evento, a Comigo, Antônio Chavaglia, os negócios devem superar a cifra da edição do ano passado, de R$ 1 bilhão.
No stand da cooperativa, a venda de insumos nos dois primeiros dias da feira alcançou R$ 40 milhões. Chavaglia afirma que os agricultores estão fazendo compras dentro do estritamente necessário. “(Mas) As propostas estão entrando e o recurso existe. O produtor está muito consciente do que precisa para melhorar a eficiência dentro da propriedade”, diz o presidente da Comigo.
Para o gerente regional de vendas da Basf, Homero Simões, o produtor rural está mais analítico e fazendo mais contas antes de fechar negócio. “Mas ele está investindo, buscando novas tecnologias para aumentar a produtividade”.
Essa é a postura adotada pelo produtor de soja e milho Carlos Barcelos, de Silvânia (GO). Ele foi à Tecnoshow com a intenção de adquirir uma plantadeira e uma grade, e está atento às condições econômicas e políticas do país.
“Não estou pensando em crescer mais, pois não é o momento, nas condições que você encontra hoje”, diz ele, que já apresentou proposta de financiamento no banco e espera pela aprovação.