Na tarde desta quinta-feira, 15, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul se reuniu com o Ministério da Agricultura. Após o encontro, o presidente da entidade Joel da Silva falou sobre a necessidade de rever e reformular o orçamento votado na Câmara para a agricultura do estado.
De acordo com o comentarista Benedito Rosa, este é um dos assuntos mais importantes a serem discutidos, não só pelo volume de recursos envolvidos, mas pela credibilidade em questão.
“Os deputados e senadores, ao invés de reforçar as áreas da economia que precisam de acesso ao crédito para investir e inovar, fizeram o contrário. Ao cortar R$ 2 bilhões de um fundo de R$ 103 bilhões reservados para equalizar a taxa de juros do sistema de crédito rural, conseguiu fazer com que o mercado olhasse com desconfiança para a capacidade do estado brasileiro em implementar políticas de apoio à agricultura”, afirma.
“Esses parlamentares que brigaram e fizeram acordos que geram atrito com outros parlamentares e o governo, acham que levar recursos para os seus distritos seja algo importante. Não tem critério técnico e sim político para poder se reeleger”, comenta.