Diversos

Pavilhão da Expointer reúne ofertas saborosas da agricultura familiar

Variedade de produtos oferecidos nos 7 mil metros quadrados do espaço inclui salame, geleias, queijos, pães, vinhos, cachaça

A agricultura familiar representa mais de 70% da produção de alimentos no Brasil. Na 44ª edição da Expointer, em Esteio (RS), o pavilhão de exposição dos pequenos produtores é um dos mais procurados pelo público. Ao se deparar com a enorme variedade de ofertas saborosas nos 7 mil metros quadrados do espaço, é fácil entender por quê.

A edição deste ano da feira traz 228 expositores de diversos tipos de artigos, produzidos por agricultores familiares. Tem salame, geleias, queijos, pães, vinhos, cachaça.

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas dependem da agricultura familiar. No Rio Grande do Sul, 82% das propriedades rurais são de pequenos produtores.

Para aumentar a rentabilidade da propriedade, o agricultor Geilson Dantas agregou valor ao seu produto. Transformou a safra de jabuticabas em mais de 30 molhos para churrasco, queijos e salada. Tem até mostarda de jabuticaba.

Para os pequenos produtores, a Expointer é uma grande oportunidade de expandir os negócios. Uma parceria entre o Ministério da Agricultura e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag) cobriu os custos do espaço, montagem, transporte e alimentação dos expositores.

“Estamos numa expectativa muito grande nessa Expointer da retomada dos grandes eventos, e a agricultura familiar está presente aqui no Parque Assis Brasil com uma variedade muito grande de produtos”, afirma o vice-presidente da Fetag, Eugênio Zanetti.

Segundo ele, um dos destaques da feira é a oportunidade para que os produtores contem sua história aos consumidores. Ele afirma que 39% das agroindústrias em exposição são conduzidas por mulheres e 21%, por jovens. “Isso demonstra toda a pujança e delícias da nossa agricultura familiar”.