Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Pecuarista usa silagem de soja para vacas e melhora produção de queijos em MG

Ao fazer essa troca, a quantidade de 300 litros de leite que fabricava 55 queijos passou a render 65 peças. Especialista, no entanto, alerta que silagem de milho não deve ser 100% substituída

Em Extrema, Minas Gerais, um produtor de leite Renato de Souza conseguiu reduzir os custos de produção com tea silagem de soja. A novidade também contribuiu para aumentar a produtividade de queijos.

A propriedade tem 15 vacas da raça girolando em lactação, que fornecem 300 litros de leite por dia. Ele conta que a silagem de soja, com 40% de proteína, foi a alternativa encontrada para diminuir as despesas com a ração dos animais.

“Uma coisa que a gente conseguiu observar na prática foi na produção de queijo. A gente sempre usou uma receita de mais ou menos 300 litros, fazendo em torno de 55 peças. Com a entrada do silo de soja, a mesma quantidade de leite me rende até 65 peças, em torno de 500 a 600g. Teve um ganho de produtividade muito maior com a mesma quantidade de leite, pois o produto ficou com uma massa mais firme, o que gera mais queijo”, disse.

Atualmente, para comprar uma tonelada de ração seca, Renato gasta cerca R$ 2,5 mil. No plantio da soja para a produção de silagem, o custo fica em torno de R$  200 reais a tonelada. “A silagem de soja é boa. No leite, dá uma diferença de gordura e mantém bem a vaca”, disse o tratador José de França Silva.

Segundo o extensionista agropecuário da Emater em Extrema, Hélio de Farias Neto, apesar dessas vantagens, a silagem de soja não substitui totalmente a de milho. “A soja aqui foi plantada em dezembro de 2019, foi colhida em março de 2020, e hoje, 29 de julho, foi aberto o silo. Hoje a gente vai também servir um pouco da silagem para algumas vacas para ver a palatabilidade. A silagem de soja não vai substituir a silagem de milho como muitos pensam, mas a soja tem menos matéria seca que o milho.  Na nutrição do animal, fica faltando a silagem de milho para complementar”, disse o especialista.

Sair da versão mobile