Uma pesquisa feita pelo site Poder360 revelou que pelo menos metade dos brasileiros que receberam o auxílio emergencial em 2020 não estão conseguindo pagar as contas com o fim do benefício. Segundo o levantamento, em duas semanas, subiu de 51% para 58% o número de brasileiros que dizem ter deixado de pagar as contas no último mês. Já o número de beneficiados com o auxílio no ano passado, que tiveram o emprego ou a renda comprometida, cresceu de 57% para 63%. O levantamento foi feito de 1 a 3 de fevereiro de 2021 e ouviu 2500 pessoas em 519 municípios.
O comentarista do Canal Rural Benedito Rosa acredita que a agricultura familiar foi a mais afetada com o fim do auxílio. “O fim do benefício provocou impacto em diversas direções, mas principalmente para o pequeno produtor. Este público depende de circuitos na qual a renda foi afetada, como feiras, venda direta e pequenos negócios”, afirma.
“Isso preocupa muito além do aspecto social, por tanto, o retorno do auxílio, seja para um público menor, com um valor menor, é urgente”, conclui.