O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud diz não concorda com a avaliação do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o conjuntura do PIB. “O ministro disse que o crescimento em ‘V’ já aconteceu, e agora nós estamos numa linha reta. Só que nós estamos comparando na questão do agro com esse movimento, aí eu concordo. Agora dizer que o PIB brasileiro vai crescer em 2022, com taxa de juros de 12%, o câmbio onde está e a necessidade de elevar a taxa de juros, não posso dizer que ele está correto, vai ser difícil o ano que vem”, diz Daoud.
O comentarista ainda analisa que se comparar o 3° trimestre deste ano com o mesmo período do ano anterior, podemos perceber a grande distância. “Acho que a partir de agora as comparações do PIB serão em base de outros dados que evidentemente podem sim trazer uma estabilidade em 2022, em decorrência dessa avaliação”, comenta.
- Modal ferroviário pode atingir até 47,2% da matriz de transportes em 2035
- China deve enfrentar desabastecimento quando voltar a comprar do Brasil
Dependo de como andar a economia no começo do ano que vem, Daoud comenta que o agronegócio pode crescer no 1° trimestre. Podendo ter uma estabilidade do PIB dentro de um processo de pequena retração.