O Pix, um novo sistema de pagamento eletrônico, pode trazer muitos benefícios para o agronegócio. Uma das maiores vantagens é a forma instantânea com que os usuários podem efetuar ou receber os pagamentos.
De acordo com Nadja Heiderich, coordenadora do núcleo de estudos da conjuntura econômica da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fecap. A agilidade do sistema para realizar transações será um diferencial para o campo. “Será uma grande vantagem fazer o uso do Pix, pois os agricultores, principalmente em áreas mais remotas, não precisarão se descolar até uma agência pra realizar serviços, como pagamentos ou transferências”, destaca.
Segundo Nadja, outra vantagem em utilizar o Pix será atender a necessidade de compra rápida de produtos, como insumos. “As transações com essa ferramenta não levam dez segundos, e funcionam 24 horas todos os dias do ano. É um sistema que pode dar agilidade aos negócios”, pontua.
A especialista da Fecap lembra ainda, que o Pix será acessível a qualquer pessoa, desde que tenha uma conta de banco veiculada com o sistema. “Por estar em fase de implementação, os bancos estão em uma verdadeira ‘corrida’ para captar clientes para o uso dessa nova ferramenta”, explica Nadja.