Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo vai disponibilizar R$ 28,9 bilhões para a agricultura familiar na temporada 2015/2016, um aumento de 205 em relação ao volume da safra passada. Por outro lado, o intervalo de juros que podem ser cobrados foi expandido, de 0,5% a 2% para 0,5% a 5,5%.
• Veja também: Limite de juros da Agricultura Familiar sobe 3 pontos percentuais
A atividade familiar tem grande importância para o abastecimento da população do estado e movimenta aproximadamente R$ 99 milhões por ano. Dos 120 mil estabelecimentos rurais registrados em Rondônia, 85% são de áreas de até 100 hectares, 75% das propriedades tem como fonte de renda a agricultura familiar e cerca de 90 mil famílias.
Segundo o coordenador de agricultura familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do estado (Seagri), Manoel Carlos Dantas, alta dos juros pode prejudicar os planos de investimentos dos agricultores.
– Esse aumento dos juros não está agradando muito. O agricultor familiar, ele começa a ficar com o pé atrás, quando você aumenta os juros do seu crédito. Mas, de qualquer forma, ele tem um compensatório que é o volume de recursos que está sendo destinado para ele fazer os investimentos na unidade produtiva – disse.