Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plano da Agricultura Familiar anima produtores de Rondônia

Eles fizeram críticas aos juros, que subiram em relação à safra passadaProdutores rurais de Rondônia ficaram animados com o aumento no volume do crédito no Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado hoje, dia 22, pelo governo federal, mas criticaram o aumento nas taxas de juros. 

Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo vai disponibilizar R$ 28,9 bilhões para a agricultura familiar na temporada 2015/2016, um aumento de 205 em relação ao volume da safra passada. Por outro lado, o intervalo de juros que podem ser cobrados foi expandido, de 0,5% a 2% para 0,5% a 5,5%.

• Veja também: Limite de juros da Agricultura Familiar sobe 3 pontos percentuais

A atividade familiar tem grande importância para o abastecimento da população do estado e movimenta aproximadamente R$ 99 milhões por ano. Dos 120 mil estabelecimentos rurais registrados em Rondônia, 85% são de áreas de até 100 hectares, 75% das propriedades tem como fonte de renda a agricultura familiar e cerca de 90 mil famílias.

Segundo o coordenador de agricultura familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do estado (Seagri), Manoel Carlos Dantas, alta dos juros pode prejudicar os planos de investimentos dos agricultores.

– Esse aumento dos juros não está agradando muito. O agricultor familiar, ele começa a ficar com o pé atrás, quando você aumenta os juros do seu crédito. Mas, de qualquer forma, ele tem um compensatório que é o volume de recursos que está sendo destinado para ele fazer os investimentos na unidade produtiva – disse. 

Sair da versão mobile