Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plataforma digital promete auxiliar produtor rural na tomada de decisões

Com a plataforma, o produtor consegue fazer um acompanhamento diário e em tempo real do que acontece na lavoura durante os períodos de plantio e colheita

Fonte: Pixabay

Aumentar a produtividade sem ampliar as áreas de plantio é o principal objetivo na agricultura digital. Para chegar ainda mais perto desta meta, o Brasil acaba de ganhar uma nova tecnologia que promete ajudar o produtor a resolver problemas e escolher as melhores decisões no campo.

O sistema que vem sendo testado pela Monsanto, em parceria com a americana Climate Corporation, consiste na instalação de sensores dentro das máquinas agrícolas. Eles se conectam via bluetooth a tablets dentro das cabines, e mostram na tela inúmeros dados do desempenho das atividades no campo. Com a plataforma, o produtor consegue fazer um acompanhamento diário e em tempo real do que acontece na lavoura durante os períodos de plantio e colheita.

O produtor rural Fernando Orlando dos Santos, de Montividiu, Goiás, possui quase 2,5 mil hectares onde cultiva soja e milho e é um dos responsáveis pelo teste da ferramenta.

“Antigamente, eu tinha que pegar os mapas das máquinas, extrair para outro computador e analisar os mapas de uma forma independente. Hoje, eu pego esse sistema e, no final do dia, eles sincronizam, geram uma série de mapas e vai tudo para o meu celular, tablet ou computador. Ao invés de analisar tudo separado, eu tenho tudo na mesma plataforma, o que facilita para corrigir já no dia seguinte”, disse.

A nova tecnologia ajuda o produtor a tomar as decisões em tempo menor, já que poderá analisar as áreas de talhões de cultivo, fornecendo informações relevantes sobre a produtividade do todo e de cada uma delas de forma separada.

“Eu consegui ver que durante o processo de plantio, quando o primeiro talhão começou, eu tive várias paradas da máquina. No mesmo dia eu recebi a informação e vim pra fazenda fazer uma reunião com a equipe de plantio, que me informou qual era a máquina que estava com problema e, assim, consegui corrigir o erro”, disse o produtor Felipe Schwening, também usuário da ferramenta.

O sistema está em fase final de testes com 100 agricultores da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A expectativa é de que ele seja lançado em breve no mercado.

“Falta praticamente nada. Estamos na fase final do teste com esses 100 agricultores, que vão passar por um ciclo completo de plantio e colheita de soja, milho e, em alguns casos, algodão. a gente realmente tá muito na reta final pra finalizar essa etapa e a gente tá extremamente seguro que nós estamos trazendo uma solução que vai agregar muito na vida dos agricultores brasileiros”, disse Mateus Barros, líder comercial América do Sul Climate.    

Sair da versão mobile