Com cenário de baixos estoques de soja no mercado interno, pode faltar farelo no Brasil no segundo semestre. A forte estiagem que atingiu alguns estados do país e a chuva na Argentina provocaram perdas de 10 milhões de toneladas do grão entre abril e junho.
De acordo com o analista Cesar de Castro Alves, da consultoria MBAgro, dependendo de como se comportar o câmbio, as exportações de soja vão dizer em que medida haverá disponibilidade de farelo. “Temos pouco farelo para exportação porque temos pouca soja para sair até agosto, já que o consumo interno do grão está aquecido”, disse ele.
Alves também afirma que o período apresenta muitos riscos para o farelo de soja, o que pode implicar em elevação dos preços. Dessa forma, ele aconselha quem vai depender do produto mais à frente a se precaver e garantir agora o abastecimento.
EUA
A soja caiu 7% nesta semana na Bolsa de Chicago, com o mercado de olho nas lavouras dos Estados Unidos. No entanto, qualquer problema adicional na safra americana, que está em seu momento crítico, vai fazer os preços em dólar voltarem a subir, diz o analista da MBAgro.