O Conseleite divulgou o valor de referência projetado para o leite no Rio Grande do Sul. O litro no mês de janeiro foi estimado em R$ 1,43, queda de 4,9% em relação ao que foi consolidado em dezembro de 2020. No entanto, com a manutenção da pandemia, o home office persiste com impacto direto no consumo. Outro fator que preocupa é o encerramento do auxílio emergencial às famílias em dificuldade em função da Covid-19.
De acordo com o presidente do Conselho, Rodrigo Rizzo, mesmo com a queda significativa, o preço pago ainda é 3% superior comparado à mesma época do ano passado.
“Acreditamos que um ingrediente importante é o leite UHT, que teve uma forte retração em torno de 7% e que faz parte de quase 45% do que foi consumido. Tivemos uma queda nos volumes comercializados e uma elevação nos preços”, relata.
O dirigente explica que os principais motivos da queda são as férias escolares, em conjunto com o isolamento e o cancelamento dos benefícios emergenciais. “Observamos que realmente houve uma retração, o que já era algo mais ou menos esperado”, completa.