Diversos

Prepare-se para o frio: confira dicas para evitar perdas devido à geada

Pesquisador da Epagri chama atenção para bananais, maracujá e pitaia, além de recomendar cuidados com as criações animais

As recentes geadas pelo país causaram prejuízos a diversas culturas. A preocupação é grande quanto aos próximos dias, tendo em vista a possibilidade de baixas temperaturas novamente.

O pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Márcio Sônego conta que os bananais do litoral sul de Santa Catarina são afetados por serem plantados em áreas de encosta de morros, fazendo a proteção contra geada utilizando nebulização e irrigação ser mais difícil. “A única recomendação que é feita para bananicultores é o ensacamento dos cachos para evitar que o vento frio escureça a casca”, diz.

Com relação ao maracujazeiro, Sônego recomenda abrigar bem as mudas. Os produtores devem dar atenção para o vazio sanitário, em função do vírus do endurecimento. Segundo o pesquisador, a legislação de Santa Catarina não permite o plantio de maracujá no mês de julho. “Nas próximas quatro ou cinco noites as mudas devem ser bem brigadas. Até mesmo em regiões onde a temperatura pode ser negativa, deve-se abrigar as mudas com uma pequena lata com carvão vegetal dentro queimado para aquecer os ambientes.”

Já para as pitaias, o pesquisador da Epagri conta que o ideal é cobrir as espaldeiras com qualquer tipo de lona opaca, evitando grandes impactos nas frutas. “É muito importante para qualquer planta que possa sofrer com geadas seja protegida, abrigada ou coberta nesta onda de frio”, complementa Sônego. 

O pesquisador também recomenda cuidados com a pecuária. Os animais devem ser recolhidos do frio, dando-se mais atenção aos filhotes, que poderiam sofrer maiores impactos.