A renegociação de dívidas de produtores do Matopiba que foram afetados pela seca pode ser aprovada em agosto, de acordo com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Segundo ele, o Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aprovar a medida para os agricultores da região – formada pelo estado de Tocantins e áreas de cerrado do Maranhão, do Piauí e da Bahia.
Maggi afirma que já conseguiu aval do CMN para resolver o problema do arroz e da soja no Rio Grande do Sul, pedindo a mesma coisa para Matopiba. Segundo ele, o conselho e o Ministério da Fazenda não conseguiram dar o mesmo prazo por falta de informações dos bancos da região. “Espero que na próxima reunião tenhamos esse parecer do Banco Central para dar continuidade ao processo”, disse.
O ministério e o governo do Tocantins também assinaram, nesta quarta, dia 6, um acordo para investimento de R$ 1 milhão na defesa agropecuária, como já foi feito com outros estados nas últimas semanas. O objetivo é melhorar a fiscalização de produtos de origem animal e vegetal.
Maggi afirma que o mercado interno e o internacional precisam de garantias que a sanidade é prioridade no Brasil. “Se não fizermos isso e não comprovarmos o que estamos dizendo, poderemos perder mercado de um dia para o outro”.
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, disse que o recurso vai ajudar a resolver gargalos de infraestrutura no estado.