Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtor de uva ganha menos em São Paulo

Estiagem no Estado afetou amadurecimento da fruta, que está custando menosO longo período de estiagem provocou impactos na produção de uva no interior de São Paulo. A fruta acabou amadurecendo antes do previsto e prejudicando a safra. O preço caiu quase 7,5%.

A colheita da uva foi adiantada em pelo menos 15 dias devido ao amadurecimento antecipado da fruta em várias regiões do Estado de São Paulo. Normalmente, o produtor faz a poda programando a colheita para a época das festas de fim de ano.

No ano passado, produtores da região de Jundiaí chegaram a vender a caixa a R$ 30. Hoje, nesta mesma época, o preço está em torno de, no máximo, R$ 23.

– Ainda não terminamos a safra, mas a gente já tem um cálculo de 30% a 35% a menos do que o produzido no ano passado. Os cachos não atingiram o tamanho normal por causa da estiagem – conta Odair Lorençon, que tem uma propriedade em Jundiaí com 37 mil pés.

Apesar da queda de produção e redução dos preços, o tempo seco traz algumas vantagens para o fruto, que fica mais doce por causa do calor. O engenheiro agrônomo Felipe Oliveira também explica a ausência de chuva contribui para que doenças típicas de umidade não contaminem as videiras.

– O problema é que durante a fase de crescimento dos ramos e dos cachos é comum acontecer de eles não encherem tão bem. Então ocorre uma quebra de safra em relação ao ano anterior. O produtor que trabalha com irrigação ou com cobertura morta, que consegue segurar um pouco mais de água, nesse caso acaba tendo algum benefício – afirma Oliveira.

O produtor Odair Lorençon faz as contas e acredita que não vai chegar a ficar no vermelho. Os investimentos, no entanto, com o trato da lavoura em 2015 podem ser prejudicados.

– A gente vai ter que usar a cabeça e ver que projetos vai fazer e como vai tratar essas frutas. Não vai ter muito lucro e as plantas precisam de trato – diz.

Sair da versão mobile