Produtores do Iowa se preparam para colher a melhor safra de todos os tempos

Na fazenda de Gordon Wassenaar, visitada pela equipe do Canal Rural, as máquinas entram em campo em breve, e nem a chuva poderá atrapalhar a produçãoNo segundo dia da viagem aos Estados Unidos, acompanhamos um grupo de brasileiros em visita a uma fazenda de Des Moines, capital de Iowa. O proprietário, Gordon Wassenaar, recebeu o grupo de 20 estrangeiros. Funcionário, sócio e vizinho de Gordon também apareceram pra conversar. Os produtores do Brasil tinham muitas perguntas e o bate-papo durou mais de uma hora.

Uma das perguntas que mais preocupa os agricultores brasileiros teve a resposta mais temida: sim, as lavouras de Iowa estão em ótimas condições e os Estados Unidos devem colher uma safra recorde. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) estima mais de 100 milhões de toneladas de soja e cerca de 355 milhões de toneladas de milho.

A perspectiva de super safra fez os preços de soja e milho caírem nos últimos meses e a preocupação é que eles reduzam ainda mais – diminuindo a rentabilidade dos grãos também no Brasil. A colheita em Iowa acontece dentro de um mês e Gordon afirma que, de agora em diante, a safra já está garantida, mesmo que não chovea mais.

O tipo de solo, o clima e a logística de transportes podem ser consideradas as maiores diferenças desta região dos Estados Unidos em relação a produção de grãos do Brasil. Estes três fatores fazem de Iowa o Estado americano campeão na produção de soja, milho e etanol de milho.

No grupo de brasileiros que veio aos Estados Unidos conhecer a realidade norte-americana, a maioria é de Minas Gerais. Alguns estão aqui pela primeira vez. No roteiro, além da Farm Progress Show 2014 , estão visitas a fazendas e a empresas de agronegócio e à Bolsa de Chicago.

A reportagem completa você acompanha no Rural Notícias em setembro.

* A equipe do Canal Rural viajou a convite da Caep-Brasil Intercâmbio Agrícola.