Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de mandioca querem ajuda do governo

Paranaenses pedem a compra do produto, porque os preços estão abaixo dos custosOs produtores de mandioca do Paraná estão pedindo ao Ministério da Agricultura que faça compras de mandioca por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF), visto que os preços estão abaixo do custo de produção e muitos agricultores não vão nem colher o produto nesta safra.

Fonte: Embrapa/Divulgação

De acordo com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o preço da mandioca em maio caiu 5,3% em relação a abril e quase 40% na comparação com o mesmo mês de 2014. Até o fim da colheita a expectativa é de mais quedas, pois há muita oferta de mandioca no mercado brasileiro. Além disso, o estoque das safras anteriores ainda é alto, o que deve dificultar ainda mais a comercialização da safra de 2015.

Preço da mandioca deve permanecer baixo

O Paraná, segundo maior produtor de mandioca, possui 45 mil propriedades produzindo a raiz, sendo que 86% são agricultores familiares. A expectativa é de que a safra 2015 seja de 4 milhões de toneladas em 165 mil hectares plantados.

Para evitar mais prejuízo, foi proposta ao Ministério da Agricultura a compra de mais de 40 mil toneladas do produto do Paraná. No caso dos produtores paulistas, a solução encontrada foi adiar a colheita, na esperança de que os preços subam no segundo semestre do ano. 

Sair da versão mobile