Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto de lei do abigeato segue para votação na Câmara

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou texto que passa para quatro a oito anos a detenção pelo crimeA pena para o abigeato, o furto e receptação de animais de produção, como gado, suínos e aves, mesmo depois de abatidos, deve ficar mais rigorosa. Um projeto de lei a ser votado na Câmara dos Deputados, aumenta de quatro para até oito anos e pagamento de multa a pena para quem comete este tipo de crime, sem direito à fiança.

O projeto foi aprovado nesta terça, dia 28, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. A proposta altera o Código Penal para quem cometer os crimes com finalidade de produção ou comercialização. Atualmente, a pena é de um a quatro anos.

Além de punir quem furta, recepta e transporta o animal, o projeto também penaliza com reclusão de dois a cinco anos, mais multa, quem comercializar a carne. Segundo os parlamentares, a segurança sanitária nesses casos não fica garantida e o consumo pode trazer riscos à saúde humana.

Segundo o relator do projeto, deputado federal Espiridião Amin (PP/SC), a ideia é coibir toda a cadeia criminosa que se envolve neste tipo de infração. De acordo com o autor da proposta inicial, deputado federal Afonso Hamm (PP/RS), somente em 2014, no Rio Grande do Sul, o prejuízo com esses crimes chegaram a aproximadamente R$ 1 bilhão. Ele ressalta que 20% do abate no estado é clandestino.

Depois de passar pelo plenário da Câmara dos Deputados, o projeto é encaminhado ao Senado Federal. O deputado Afonso Hamm se comprometeu em pedir urgência na votação.

Sair da versão mobile