Nesta terça-feira, 9, os ministros da agricultura da Argentina e do Brasil anunciaram a derrubada de 31 barreiras comerciais existentes entre os dois países. Com a medida, cerca de 50 produtos são afetados tanto pela abertura ou reabertura de mercados quanto pelas atualizações de protocolos.
De acordo com o comentarista do Canal Rural e ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa, a relação comercial entre Argentina e Brasil sempre foi tumultuada. “Os argentinos criam dificuldades adicionais no comércio e os brasileiros respondem fazendo o mesmo, o que gera um esfriamento nas relações comerciais”, afirma.
Segundo Rosa, com a economia em recessão, a Argentina tende a fazer uma política de controle cambial e então importa apenas o necessário. “Os argentinos colocam muitas dificuldades burocráticas. Há licenças de importações que poderiam ser automáticas e já estão paradas há mais de 120 dias. Agora, os dois ministros resolveram facilitar o comércio do ponto de vista burocrático”, destaca.