Com uma estimativa de aumento de 61,44% na produção de trigo no Rio Grande do Sul para a safra de inverno 2021, em relação ao ano anterior, o estado colherá a maior safra desde 2015, com uma produção total de 4,4 milhões de toneladas de grãos, sendo 3,4 milhões de toneladas de trigo, 819 mil toneladas de aveia branca, 128 mil toneladas de cevada e 58 mil toneladas de canola. O aumento na produção total é de 55,2% em relação ao ano anterior (2,8 milhões toneladas). Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (20), pela Emater-RS.
- Safra de trigo 2021/22 da Argentina deve ser recorde
- Mapa atualiza zoneamento agrícola do trigo para a próxima safra
“Estamos muito felizes com essa estimativa, já que tivemos a maior produção de trigo da história, sendo a segunda maior área cultivada com esse grão, refletindo num aumento também de produtividade. O resultado foi uma relação de ganha-ganha, ganhou o produtor, o consumidor e a economia do nosso Estado, com uma agricultura cada vez mais pujante”, avaliou a secretária da Agricultura, Silvana Covatti.
Recordes no trigo
De acordo com o levantamento feito pela Gerência de Planejamento da Emater-RS e apresentado pelo diretor técnico Alencar Rugeri, o trigo também se destaca pelo aumento de 23,45% na área total cultivada (1,17 milhões de hectares) e de 30,72% na produtividade (2,8 ton/ha).
“Esse aumento se deve ao inverno seco e mais frio do que a média. Se agosto tivesse sido menos chuvoso, o ano poderia ser considerado ideal para a cultura do trigo”, explica Rugeri, que defende para a agropecuária do estado o tripé planejamento, gestão e profissionalismo por parte dos agricultores. “Assim poderemos consolidar e estabelecer sistemas de produção que nos deem mais tranquilidade”, disse o diretor técnico.