A Organização Avícola do Rio Grande do Sul, que conta com a participação da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas, emitiu nota de alerta ao setor. A oferta de milho segue limitada no estado por conta da estiagem e os preços do farelo de soja têm apresentado preços elevados.
De acordo com o presidente-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, o avicultor inspira cuidados, com necessidade de atenção por parte do ministério da Agricultura (Mapa) para atender a pedidos dos produtores. “Precisamos da confirmação de um plano de contingência para ultrapassar este momento crítico”, afirma.
Depois de um ano difícil tentando adequar a produção durante a pandemia, os produtores sofrem também com estiagem que pode gerar perdas equivalentes a 50% da produção. “Precisamos do apoio e agilidade do governo. O setor busca flexibilização atendendo preceitos técnicos e há possibilidade de buscar grãos em outros países. É preciso de adequação à escala de produção e manutenção de empregos na atividade para evitar que o produtor não fique fragilizado”, completa.