Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Safra de tomate deve recuar em SP

Bactéria está prejudicando produção; mesmo assim, perspectiva é positivaMaior produtor de tomate do país, com 25% da produção nacional, São Paulo deve registrar uma safra pequena neste ano, por conta da proliferação da bactéria xanthomonas nas plantações. 

As mudas foram plantadas no começo de março e a colheita está pronta para começar. No entanto, o excesso de chuva está elevando a umidade, ajudando na proliferação da praga. O controle da bactéria está elevando os custos de produção.

Apesar disso, a perspectiva para a cultura do tomate é considerada boa.  Na região de Mogi Guaçu, a expectativa é colher, em média, 500 caixas de 30 quilos para cada 1 mil plantas.

Preços agropecuários sobem 0,11% em abril

A área de tomate foi mantida na região, com cerca de 800 hectares, o que representa mais de 8 milhões de pés. Mas em outras partes do estado houve diminuição de área. Por isso, a estimativa do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA) é de redução de 1,5% na área plantada, para 8 mil hectares.

A produtividade também deve diminuir. Por isso a queda na produção pode chegar a 3% e 3,5%, com safra de aproximadamente 560 mil toneladas.

Sair da versão mobile