O mercado brasileiro de fertilizantes está em alerta após a União Europeia anunciar hoje que vai aplicar uma série de sanções econômicas a setores importantes da economia da Bielorrússia, que é o segundo maior fornecedor de potássio para o Brasil. A retaliação aconteceu por causa do desvio de um avião civil de passageiros no mês passado.
Sobre este assunto, conversamos com Silvia Fagnani, sócia da ThinkBrasil Diplomacia Corporativa, que explicou a importância do país para o setor de fertilizantes. “A Bielorrússia é o terceiro maior produtor de potássio no mundo. Para o Brasil, esse é um mercado importante, pois é o segundo maior fornecedor, com 23%. O Brasil é altamente dependente do mercado externo”, disse.
Segundo ela, a sanção pode causar problemas com a oferta global e, além de desabastecimento, pode aumentar ainda mais os custos de produção. “O Brasil vem em queda na produção de potássio e, atualmente, produzimos 3,7% do que a gente consome”, explicou.
Segundo a especialista, há um esforço do governo para a criação de um Plano Nacional de Fertilizantes.”Um grupo de trabalho vai avaliar as questões que impactam na produção local de fertilizantes e procurar ferramentas para reverter essa situação. Termos os principais insumos para os principais produtos é uma questão de soberania nacional”, conclui.