A Secretaria de Agricultura de Santa Catarina quer reforçar o apoio para o plantio de trigo e outros cereais de inverno. Com uma cadeia produtiva de carnes em constante crescimento, o estado tem buscado alternativas para reduzir a dependência de milho e diminuir os custos de produção.
Segundo o secretário de estado da Agricultura, Altair Silva, Santa Catarina enfrenta o desafio de suprir a demanda de cereais para a produção de ração da pecuária animal. “Somos o segundo maior produtor e o maior exportador de aves e suínos do Brasil, então enfrentamos o desafio pela parte da ração”, afirma.
A produção de milho no estado, é, em média, de 3 milhões de toneladas ao ano, mas em função da forte estiagem e dos ataques de cigarrinha, espera-se uma produção inferior. “Nós temos um consumo de aproximadamente 7 milhões de toneladas então teremos que importar de outros estados para suprir a demanda. Diante dessa necessidade, estamos investindo fortemente nos cereais de inverno, e o trigo é uma das soluções”, explica.