Rural Notícias

'Se nada fizermos, poderemos ter apagões', diz Jair Bolsonaro

Presidente respondeu a internauta sobre aumentos na conta de luz; veja a opinião de Miguel Daoud sobre o assunto

O presidente Jair Bolsonaro disse em uma rede social ao ser indagado por um internauta sobre o aumento na conta de luz que, se nada for feito pelo governo, o Brasil pode enfrentar um apagão por causa da falta das chuvas

Na publicação, Bolsonaro diz que “as represas estão em níveis baixíssimos e se nada for feito, o Brasil pode ter apagões. O presidente explicou que “o período de chuvas, que deveria começar em outubro, ainda não veio e que o governo vai iniciar uma campanha contra o desperdício”.

Na segunda, 30, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a reativação do sistema de bandeiras tarifárias nas contas de luz a partir de dezembro, estabelecendo para o mês que vem a bandeira vermelha patamar 2. Em reunião extraordinária, a diretoria da reguladora optou por revogar despacho de maio que mantinha as contas em bandeira verde, sem custos adicionais para o consumidor, até o final de dezembro por causa dos efeitos da pandemia de Covid-19.

Para o comentarista Miguel Daoud, esse aumento terá impacto em toda a sociedade, inclusive no agronegócio. “Vai atingir principalmente setores como avicultura, suinocultura, setor de leite e culturas irrigadas, como as frutas. O aumento de custos com a alta de energia deve passar dos 10%, disse.

“A partir do ano que vem até 2025, o governo terá que distribuir aos consumidores de energia uma conta milionária, que foi o prejuízo que o setor de energia sofreu durante a pandemia”, alertou ainda Daoud.