Economia

Semana da independência começa com tensão no mercado financeiro

Para o comentarista Miguel Daoud, o mercado reagiu as oscilações apresentadas no Boletim Focus diante as manifestações do dia 7 de setembro

O mercado financeiro sofreu oscilações devido ao clima tenso com as manifestações programadas para acontecer em boa parte do país nesta terça-feira, 7. O PIB, câmbio e inflação foram indicadores que se mostraram impactados diante do Boletim Focus.

Para comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a presença do Banco Central nesse contexto é de extrema importância, pois indica a expectativa de mercado. “Existem 52 Boletins Focus que são divulgados pelo Banco Central durante o ano, gerenciando as expectativas de mercado. Por este motivo é importante a presença da instituição nesses indicadores, para se ter um norte de mercado”, explica.

Daoud ainda ressalta que essas oscilações são reflexo da insatisfação e pessimismo do mercado, diante dos indicadores apresentados pelo boletim. “Nos últimos boletins observou-se uma piora na questão da inflação, que está subindo, o PIB está caindo e o dólar elevando. O cenário que estamos vivendo reflete essas mudanças e essa realidade acaba indexando a economia ao pessimismo do mercado financeiro. Essa é a responsabilidade do Boletim Focus, pois traz a realidade que não agrada o mercado e acaba trazendo um cenário negativo e o ciclo começa a piorar. Não só para o agronegócio, mas para a economia como um todo”, conclui.