A Amazônia, que tem a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical do mundo, recebeu nesta quarta-feira (6) o segundo seminário de inovação e sustentabilidade no cooperativismo. O evento, realizado em Manaus (AM), é uma iniciativa do Canal Rural e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
As fontes de financiamento de projetos sustentáveis no agronegócio foram debatidas pelos painelistas e pelo público. O diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bruno Laskowsky, falou sobre as iniciativas da instituição como o estímulo à agricultura de baixo carbono.
A coordenadora do projeto Floresta +Amazônia, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Andrea Bolzon, explicou como o projeto pode incentivar e reconhecer o trabalho de produtores rurais.
A importância de que projetos como esses cheguem até as populações ribeirinhas é uma das preocupações dos produtores cooperados. Já para o secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrúcio Pereira de Magalhães Júnior, o desafio está na regularização fundiária.
A informação é fundamental para que o cooperativismo e o agronegócio sigam para um caminho mais sustentável, de acordo com o diretor de Conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira.