Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Senadores não pressionam Fachin sobre propriedades

Posição do candidato ao STF não está clara, diz o analista político do Canal Rural Fernando RodriguesO advogado Luiz Edson Fachin, indicado para o Supremo Tribunal Federal, disse durante a sabatina no Senado que a propriedade rural é um direito fundamental. No passado, no entanto, Fachin falava em necessidade de cumprimento de requisitos da função social da terra para que fosse reconhecido o direito à propriedade rural. 

Fonte: Canal Rural

Para o analista político do Canal Rural Fernando Rodrigues, os senadores perderam uma oportunidade de questioná-lo sobre sua real posição a respeito do direito à propriedade.

Segundo ele, é provável que Fachin seja aprovado como novo ministro do STF, o que será uma vitória da presidente Dilma Rousseff, que está precisando de vitórias políticas nestes tempos. Há outras vitórias a serem conquistadas, como a aprovação de mais medidas de ajuste fiscal.

Entre a noite desta quarta, dia 13, e o dia de amanhã, o Congresso precisa votar duas medidas. Uma diz respeito ao fator previdenciário, em vigor atualmente. Foi feita uma emenda à MP 664, que trata do acesso à pensão por morte, alterando a regra do fator previdenciário. Se o fator cair, além de um rombo nas contas públicas, será uma derrota para a presidente. Para contornar as insatisfações, a estratégia do Palácio do Planalto é a distribuição de cargos. Resta saber o que terá mais peso entre os parlamentares: a insatisfação com o governo ou o fisiologismo.

O fator previdenciário atualmente em vigor reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso de homens, ou 60, de mulheres. O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.

Sair da versão mobile