As indústrias de máquinas agrícolas acompanharam esse desempenho ruim, mas deve encerrar 2014 com déficit menor, se comparado com outros setores. A indústria de máquinas e equipamentos para a agricultura fecha o ano também com saldo negativo na comparação com 2013, ano que foi considerado excepcional, com vendas acima da média história.
Mesmo assim, o setor apresentou um dos melhores desempenhos de 2014 da Abimaq. Em 2015, o cenário não deve ser muito diferente. De acordo com representantes do setor, grande parte dos investimentos agrícolas já foi feita nos últimos anos.
Outros números
Entre os poucos índices positivos apresentados estão as vendas para o mercado externo, que aumentaram 6,4% em outubro. No acumulado do ano, o crescimento é de 11,2%. Enquanto as exportações cresceram, as importações diminuíram 18%.
Isso contribuiu para que o déficit na Balança Comercial do setor fosse menor em relação a 2013. O faturamento do setor apresentou ligeira alta, fechando outubro com US$ 6,5 bilhões, quase 6,9% a mais que no mês de setembro. Porém, o número continua negativo, se comparado com 2013. Redução de 11,7%. No mercado interno, o faturamento nas vendas da indústria de máquinas e equipamentos caiu quase 30%.