Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Setor de máquinas aposta em exportação

Vendas ao exterior devem compensar contração do mercado brasileiroO setor brasileiro de máquinas agrícolas aposta na exportação de equipamentos para conter a crise no mercado interno, onde as vendas recuaram 21% do começo do ano até o momento, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers).

Fonte: Canal Rural

Entre os fatores citados para o recuo na comercialização interna está a instabilidade na taxa de juros para o setor agropecuário. As novas taxas só devem ser anunciadas quando for divulgado o novo Plano Safra, que ainda não possui data certa.

– Até o final do ano passado nós tínhamos o Moderfrota, que era um juro de 4,5% ao ano, com dez anos pra pagar. Então até o final do ano passado esse juro fluiu e os negócios aconteceram. Este ano o dinheiro veio à conta gotas – disse o presidente da Simers, Cláudio Bier, durante a 8ª edição da AgroBrasília.

Abimaq apresenta propostas para política industrial ao MDIC

Para superar a desaceleração das vendas, o sindicato aposta na exportação dos equipamentos. A entidade convidou uma empresa pública do governo cubano, que tem parceria com o Brasil na importação desses produtos, para participar da AgroBrasília. A ideia é mostrar ao grupo o material produzido no país e despertar o interesse de novos negócios.

Segundo dados do governo cubano, desde que o convênio entre os países teve início, há dois anos, já foram comercializados cerca de 20 milhões de euros em equipamentos agrícolas. Mesmo com a recente abertura de mercado para os Estados Unidos, concorrente do Brasil no setor, os cubanos garantem que vão dar preferência à nação que sempre foi parceira deles.

Sair da versão mobile