Show Rural apresenta novidades tecnológicas para o campo

Realidade virtual, aplicativos e máquinas movimentaram a feira realizada em Cascavel

Fonte: Divulgação/Embrapa

A tecnologia está cada dia mais presente no campo e boa parte das novidades para os próximos anos foi apresentada no Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel, no Paraná.  No evento, visitantes tiveram acesso ao que há de mais moderno em aplicativos, máquinas e equipamentos.

Pensando nas facilidades da tecnologia, a organização do evento criou um aplicativo para celular para que o participante não se perder na feira, que ocupa 72 hectares no Parque Tecnológico de Cascavel, com mais de 500 expositores distribuídos pela área imensa.

O celular ganha outra aplicação quando é colocado dentro dos óculos, levando os visitantes para uma realidade virtual impressionante. “Tem milho, tem soja e uma casa com arco-íris. Parece que estou andando no meio do milho”, disse a estudante Heloísa Pereira.

A ação interativa, que parece uma brincadeira, pode render bons negócios. “Essa ação envolve toda a família dos produtores, que tem acesso a essas lavouras de soja e milho virtuais e vão vendo as lagartas e ervas daninhas. Indo para o nosso estande, ele conhece todas as nossas soluções para essas pragas”, disse o gerente de sementes Sandro Alves.

Ainda falando de celulares, um aplicativo apresentado na feira reconhece as invasoras na fase inicial e ajuda a reduzir as despesas com o combate. “A vantagem é fazer a identificação para que tenhamos a melhor medida para combater a erva daninha em diferentes culturas”,  falou o consultor de desenvolvimento de mercado Andre Angonese.

Segundo Angonese, o sistema é georreferenciado e, a pessoa que estiver usando o aplicativo, vai contribuir para um banco de dados que já conta com mais de 13 mil imagens.

Máquinas

O celular fica pequeno perto dos robustos tratores e colheitadeiras, mas as máquinas podem sair de fábrica com sensor que envia informações para o smartphone. “Onde quer que esteja o produtor, ele conseguirá ver, em gráficos, quantos quilômetros a maquina rodou, quantos foram efetivamente colhendo e o tempo que ela ficou parada”, disse o coordenador de marketing Saulo Ginak.