O comentarista do Canal Rural Glauber Silveira afirma que a culpa do preço do milho estar em patamar histórico não é do produtor do cereal. Ele lembra que o país produz 100 milhões de toneladas e consome 70 milhões de toneladas, logo o problema não é oferta.
“A questão é que as pessoas [que demandam milho no mercado interno] não fazem contrato, é uma questão comercial. O consumidor que produz leite, por exemplo, não tem armazém, porque o governo infelizmente não financiou, e ele não compra antecipado”, diz.
Ele afirma que, no curto prazo, não há outra solução a não ser a importação do cereal de outros países. Porém, Silveira reforça que o setor de proteína animal precisa começar a fazer contratos antecipados, porque o mundo todo está demandando milho e quem impõe o atual preço é o mercado internacional.
E o mercado do milho, assim como outras perspectivas para o cereal, será discutido na Abertura Nacional da Colheita do Milho, que será realizada em Primavera do Leste, no dia 22 de julho. O evento será transmitido pelo Canal Rural.