Há pouco menos de duas semanas, o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Bastos, visitou algumas lavouras do Centro-Sul que foram afetadas pela estiagem. Na ocasião, Bastos classificou a situação como ‘preocupante’. Nesta terça-feira (25), ele disse que o cenário ainda não está favorável.
- Entidades cobram ações concretas do governo contra estiagem no Sul
- Estiagem gera prejuízo de R$ 36 bi para produtores de soja e milho no RS
“A situação ainda não é boa. Temos equipes da Conab no campo, e vemos que de 10 dias para cá a situação piorou. Tivemos mais relatos de perdas em Mato Grosso do Sul, enquanto no Rio Grande do Sul, temos cada vez mais municípios entrando em situação de emergência, isso preocupa bastante”, diz.
De acordo com o secretário do Mapa, as ações da pasta têm sido no sentido de monitorar as seguradas e os bancos, para garantir o pagamento do seguro rural aos produtores rurais que estão cobertos pelo benefício. Ele ainda alertou sobre a necessidade de mais recursos.
“Começamos o ano com situação crítica orçamentária. Mas, para manter as condições de renegociação das dívidas dentro das mesmas fontes, precisamos de recursos adicionais”, alerta.