Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja pode ter menor expansão de área em dez anos

O aumento no cultivo de milho e a falta de recursos dos produtores de regiões que tiveram perdas explicam o avanço modesto

Fonte: José Gomercindo – SECS

As principais consultorias do país apontam que a área de soja deve ter crescimento menor este ano. A justificativa é o preço elevado, que pode fazer muitos produtores apostarem em outras culturas, como o milho.

O produtor rural Gildo de Almeida Alves está finalizando a colheita do milho e já pensa no plantio da soja. Ele prevê uma boa expectativa para a próxima safra “A expectativa para a próxima safra é muito boa por aqui. Tanto, que vai ter aumento da área cultivada. Acho que o clima está favorável pra soja e fica mais barato o custo, então vou plantar mais soja do que milho”, falou.

Mas, de acordo com o analista da AgRural Fernando Muraro, esse crescimento da área plantada é marginal “Sobe em regiões de pastagem, que são regiões que estão vindo de um crescimento, como é o caso do sul do Pará e algumas áreas novas do Piauí”, analisou.

As consultorias apostam no crescimento da área cultivada de soja para o ciclo 2016/2017, com expectativa de plantar 33 milhões de hectares no país. A Céleres projeta aumento de 2,6%, a França Júnior consultoria estima alta de 1,5% e a Agrural espera por 1% a mais. Esta pode ser a menor expansão de área do grão nos últimos anos.

“A soja vem crescendo a dez anos seguidos. Se isto aqui se confirmar, este 1,5% ou algo do gênero, a gente está falando do 11º ano consecutivo de aumento de área. Só que os outros aumentos têm sido maiores”, disse o consultor Flávio França Júnior.

O aumento no cultivo de milho, especialmente no sul do país, e a falta de recursos dos produtores de regiões que tiveram perdas na última safra ajudam a explicar o avanço modesto da soja. “Em 2016, o preço dos outros grãos concorrentes da soja estão altos. Tá todo mundo com preço alto em função das perdas recentes e isso vai dividir esta área”, falou França Júnior.

Apesar da tendência de leve alta na área plantada, o tamanho do cultivo de soja no Brasil ainda não está definido. “De julho até outubro, novembro, quando o plantio é efetivado na maior parte do país existe possibilidade de mudança deste perfil. Já aconteceu, em outros anos, de na reta final o cara sair correndo comprar semente, e adubo porque o preço disparou ou então surgiu algum problema na safra americana. A gente tem ainda umas 4 ou 5 semanas para definir o ciclo produtivo da safra americana e isto pode impactar”, concluiu Flávio França Júnior.

Sair da versão mobile