Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Taxação das exportações na Argentina vai subir novamente em 2021; entenda impacto

Analista fala também sobre perspectiva de fim de greve e como o preço da soja deve se comportar nas próximas semanas

As taxações sobre as exportações de soja na Argentina, as chamadas retenciones, vão voltar a ser de 33% a partir de janeiro. Em outubro, o governo argentino lançou um pacote de medidas que incluia impostos menores, levando a tarifa a 30%, mas esse pacote tem validade até o final de 2020 e não vai ser renovado.

Para entender as implicações dessa notícia no mercado de grãos, conversamos com o analista de mercado da StoneX, Jonas Pizzatto, que explica que essa medida traz incertezas. “É um viés altista para as cotações, principalmente para o farelo e óleo de soja, fazendo com que as demandas voltem mais para Brasil e EUA”, disse.

Sobre a greve de inspetores de grãos e trabalhadores de esmagadoras de soja na Argentina, o analista explica que a situação é um pouco mais preocupante. “Pela manhã, o mercado trabalhava no negativo, com expectativa do fim da greve, mas a reunião não andou muito bem e o mercado subiu praticamente 40 pontos, encostando nos US$ 13 por bushel. Esse é um problema grave, junto com oferta e demanda, que o mercado tende a precificar. Se isso continuar, é bem provável que as cotações tendem a subir. Claro que eles querem resolver, mas tem que acompanhar pra saber se o acordo sai ou não”, concluiu.

Sair da versão mobile