Terminou com otimismo, nesta sexta-feira, dia 7, mais uma edição da Tecnoshow Comigo. Realizada em Rio Verde (GO), a feira registrou um número recorde de negócios, com a movimentação de R$ 1,7 bilhão em cinco dias, batendo o valor registrado em 2016, que foi de R$ 1,3 bilhão. Com público superior a 102 mil pessoas, o evento teve participação de 550 expositores de diferentes setores.
A feira trouxe muitas novidades, como, a estreia de uma marca de tratores indiana, em um evento de divulgação no Brasil. De Rio Verde, a empresa viu os primeiros negócios sendo fechados no país. “Tratores foram vendidos já para o consumidor final. Recebemos muitas propostas de revendas querendo o nosso produto em Goiás, que é o estado onde vamos começar por aqui, com a nossa nova fábrica que será inaugurada em Anápolis”, disse o diretor-comercial da Farmtrac.
A organização do evento fez um balanço positivo da 16ª edição da Tecnoshow Comigo, mas a expectativa do produtor rural de queda das taxas de jutos em breve pode ter desestimulado um pouco a realização de negócios na feira. “Se tivesse com juros como foi no passado, para investimento de 4,5%, os negócios dobrariam automaticamente. O produtor estaria fazendo negócios com certeza de que iria ter capacidade de pagamento”, afirmou o presidente da cooperativa Comigo, Antônio Chavaglia.
A palestra do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues foi uma das últimas atividades da feira e a mensagem que ficou foi de otimismo. “O mundo olha para nós pedindo para o Brasil crescer, em 10 anos, 40% na oferta de alimentos. No entanto, o mundo deve crescer 20%. Não podemos fingir que não existe esta demanda e que o mundo vai precisar do Brasil”, disse.