A semana começa com tempo mais ameno e uma frente fria deve provocar chuva forte nos três estados do Sul do país nesta terça-feira, 11. Já para a região central do país o tempo segue seco, de acordo com a meteorologia.
“No sul no Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão previstos temporais com volumes de chuva mais expressivos. Nas outras áreas de Santa Catarina e metade sul do Paraná, tem previsão de chuva forte, mas de forma pontual e passageira, o que não deve mudar o quadro de estiagem observado no estado paranaense”, diz Desiree Brandt, da Somar Meteorologia.
- Avanço de frente fria e chuvas isoladas; veja como ficará o tempo no início da semana
- Geada atinge áreas do Sul com temperaturas de até -2 ºC
De 11 a 15 de maio, a chuva ainda fica acumulada principalmente na faixa leste do Sul. Já para o Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste, o tempo segue seco e os acumulados ainda seguem nas áreas mais ao norte do Brasil.
Outro destaque desta semana é o frio. A partir do meio da semana, a frente fria avança para a costa do Sudeste. “O sistema vai permitir a entrada de uma massa de ar polar, que deve derrubar a temperatura no Sul, entre o norte gaúcho, região serrana de e planalto de Santa Catarina e sul do Paraná, onde existe o risco para geada nas primeiras horas da próxima quinta-feira, 13”, destaca Desiree.
De 17 a 23 de maio, a chuva consegue se espalhar um pouco mais pelo centro e Sul do Brasil, mas o volume ainda é baixo e não atinge a média histórica, especialmente nas principais áreas produtoras de milho segunda safra.
“Apenas para o fim de maio é que temos a previsão de uma chuva mais significativa, em Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais. No entanto, essa será uma chuva mal distribuída e de curta duração”, finaliza a meteorologista