Uma frente fria avança pelo Sul e Sudeste neste começo de semana. Nesta terça, 8, o sistema vai provocar chuva no Sul de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No Sul, atenção para chuva forte decorrente da formação de um vórtice ciclônico no Rio Grande do Sul. “Esse sistema provoca ventos girando no sentido horário e é capaz de formar nuvens muito carregadas, com elevado potencial para tempestades”, disse a meteorologista da Somar, Desirée Brandt.
Segundo ela, além da chuva forte com ventos e raios, há a possibilidade de granizo em quase todo o estado do Rio Grande do Sul, principalmente na região oeste, pegando também o oeste de Santa Catarina. Para o fim do dia, o alerta é para o centro e sudeste de Santa Catarina, mas a queda de gelo pode ocorrer de maneira isolada nos três estados do Sul.
Apesar do transtorno, o acumulado de chuva entre 8 e 12 de junho será bom para as lavouras da região Sul. “O acumulado pode passar dos 50 milímetros na faixa leste de Santa Catarina e dos 30 milímetros no oeste paranaense”.
Há previsão de chuva na casa dos 30 milímetros também no oeste paulista e no sul de Mato Grosso do Sul. No entanto, em outras áreas do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste, a previsão é de tempo seco.
“O que preocupa, por outro lado, é a chuva com mais de 100 milímetros no extremo norte do país, nos estados de Roraima e Pará. Isso deve aumentar ainda mais o nível do rios e causar transtornos”, concluiu Desirée.
De 13 a 17 de junho
Segundo a meteorologia, a chuva volta a ocorrer na semana que vai de 13 a 17 de junho, porém de maneira mais fraca, com apenas 5 milímetros na região sul. Do norte do Paraná até o Nordeste, o tempo fica seco, exceto pela faixa litorânea do Nordeste.