Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Testes em importados terão efeitos econômicos

Medida deve reduzir pressão exercida por produtos estrangeirosO projeto de lei que torna obrigatória a realização de testes em produtos agropecuários importados, para analisar resíduos de agroquímicos, deve ter impacto econômico, reduzindo a pressão exercida pela concorrência dos produtos importados.

Fonte: Canal Rural

O texto foi aprovado ontem, dia 15, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados em caráter conclusivo. Ele obriga a realização de inspeções em produtos agropecuários in natura e semiprocessados.

Além da questão econômica, a segurança alimentar e a defesa sanitária também seriam beneficiadas, já que a fiscalização ficará mais rígida para combater a entrada de novas pragas no Brasil e para identificar resíduos agroquímicos nos produtos.

Deputados aprovam inspeção em produtos importados

– Recentemente vemos alguém no Brasil tentando importar banana do Equador. Bom se ele tem alguma praga que não temos aqui nos também direto de proibi-los de exportar para o Brasil. Por isso esta lei, que algum tempo já vínhamos discutindo, foi aprovada agora na Comissão de Constituição e Justiça e agora está no Senado Federal – afirmou o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), autor da proposta.

O projeto de lei tem apoio do Ministério da Agricultura e deve equiparar o Brasil aos países da Europa e os Estados Unidos.

O processo de fiscalização já contempla produtos importados, mas está dentro de um programa mais amplo que envolve os produtos consumidos no Brasil e os importados. A lei nesses casos vai dar segurança para fiscalização nos pontos de entrada, portos e aeroportos. De acordo com o Ministério da Agricultura, o atual sistema de vigilância agropecuária pode absorver mais esse tipo de serviço.

Sair da versão mobile