A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira, 12, a portaria que determina o pagamento do Garantia-Safra e encerra o ciclo 2018/2019.
O pagamento do benefício será realizado integralmente em uma parca única de R$ 850, em decorrência do estado de calamidade pública e das medidas de enfrentamento à propagação da pandemia do novo coronavírus. Geralmente, o valor é dividido em cinco parcelas.
Na safra 2018/2019, conforme normativos vigentes, 402 municípios distribuídos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe foram beneficiados.
O comentarista Miguel Daoud cobra mais informações sobre como será feito o pagamento do valor, já que o Brasil vive uma situação atípica com a pandemia. Ele se diz pessimista, pois sempre que se trata da agropecuária, há sofrimento em conseguir recursos. “Sou pessimista porque tudo que o governo promete ao produtor rural dificilmente sai. (…) E não estamos falando de dinheiro grosso como o que se dá para outros setores da economia, como a indústria automobilística”, afirma.