Agronegócio

Veja o que foi notícia nesta semana no agronegócio

Semana foi marcada pelo avanço das queimadas e fim do vazio sanitário em Mato Grosso; também trouxemos histórias inspiradoras e a estreia do Canal do Criador!

Segunda-feira, 14

 

  • Queimadas no Centro-Oeste

O estado de Mato Grosso do Sul oficializou o decreto de calamidade pública por causa dos incêndios que atingem a região norte do estado. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirmou que a fumaça das chamas chegaram a se deslocar por mais de 3 mil quilômetros

O governo de Mato Grosso também anunciou que vai decretar calamidade pública por causa dos incêndios que castigam todo o estado, principalmente o sul e o noroeste. Em algumas áreas não chove há 110 dias e os incêndios obrigaram a Funai a retirar às pressas indígenas de quatro aldeias. Em Cuiabá, o calor já é o maior dos últimos 100 anos.

Queimadas: nove municípios de Mato Grosso do Sul estão em situação de emergência

  • Suco de laranja

Impulsionadas pela isenção de tarifas do acordo de livre comércio da América do Norte, as exportações de suco de laranja do México com destino aos Estados Unidos derrubaram a liderança do suco brasileiro no mercado americano. Isso porque o México possui isenção de tarifas para enviar o produto para lá, enquanto o suco brasileiro é taxado para acessar aquele mercado.

Sem tarifas, México assume liderança na exportação de suco de laranja para os EUA

  • Colheita do café

Os cafeicultores de Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, já colheram quase 100% da safra de café 2020. Os trabalhos de campo na região só perdem para o estado de São Paulo.

  • Embarque de gado vivo

O embarque de animais vivos bateu recorde no Rio Grande do Sul. Ao todo, 25 mil cabeças de gado foram despachadas em um mesmo navio.

Rio Grande do Sul bate recorde ao embarcar 25 mil cabeças de gado em navio

  • Canal do Criador

Já está no ar o Canal do Criador! A cerimônia de lançamento da nova emissora aconteceu no sábado, na sede do canal rural em São Paulo, respeitando todas as regras de prevenção ao novo coronavírus.

Veja como foi o programa de estreia do Canal do Criador

 

Terça-feira, 15

  • Fim do vazio sanitário em MT

A falta de chuvas, o aumento das queimadas e a umidade do ar abaixo de 10% podem atrasar o início do plantio da soja em Mato Grosso. A estiagem já dura mais de 100 dias no estado e os produtores aguardam para dar início à mais uma temporada.

Sem chuvas, Mato Grosso não arrisca plantar a soja após fim do vazio sanitário

 

  • Cachaça artesanal

A Caravana Família Nação Agro viajou até Amparo, no interior de São Paulo, para mostrar um segredo na produção de cachaça artesanal da família Benedetti. Há quase 100 anos a família transfere conhecimento, de geração em geração, na condução da fazenda.

Conheça o segredo da produção de uma cachaça artesanal

 

Quarta-feira, 16

 

  • Ajuda para combate às queimadas

Após ter reconhecido o estado de emergência a Mato Grosso, o governo federal liberou uma ajuda de R$ 10 milhões ao estado para o combate às queimadas. O anúncio foi feito pelo ministro de Desenvolvimento Regional, em Cuiabá em Cuiabá.

Governo libera R$ 10,1 milhões para combate a incêndio no Pantanal

 

  • Agro Legal SP

O governo de São Paulo anunciou o lançamento do programa Agro Legal. O projeto prevê aumento no estado de 800 mil hectares com cobertura vegetal nativa.

Agro Legal: SP promete cobrir 800 mil hectares com vegetação nativa até 2040

  • Venda de sêmen bovino

As centrais de inseminação artificial trabalham em ritmo acelerado para dar conta dos pedidos. Os criadores estão satisfeitos com os resultados e a maior utilização de sêmen do país é da genética angus para inserir na raça nelore. Para este no ano, a expectativa é a comercialização de mais de 20 milhões de doses de sêmen.

Inseminação artificial em bovinos está presente em 70% dos municípios brasileiros

Quinta-feira, 17:

  • Estragos na lavoura de tabaco

Os meteorologistas afirmam que a temporada de granizo começou mais cedo este ano na região Sul do país. Por causa disso, os agricultores precisam ficar atentos e fazer o seguro da lavoura, além dos entraves na comercialização, a incidência de granizo, em razão de temporais, é considerada mais severa nesta safra do que no ciclo passado.

Fumo: incidência de granizo nesta safra está maior do que no ano passado

Empório moderno

Aquela imagem da antiga venda, empório ou armazém que vem à mente, não é mais a mesma. Ela ganhou uma cara nova d o empório contemporâneo tem muito de design, marketing e inteligência artificial.