Diversos

Volume de chuva pode chegar aos 100 mm em áreas de Mato Grosso

A atuação de uma frente fria e de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo úmido na metade Norte do país

A atuação de uma frente fria na costa do Brasil e a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) mantém a chuva mais forte na metade Norte do país. Diante do cenário de clima úmido, há relatos de produtores em Mato Grosso reclamando do excesso de chuva, que tem atrapalhado os tratos culturais no estado.

Enquanto isso, o tempo segue seco no Sul e a umidade do solo deve diminuir cada vez mais, pois a expectativa é de tempo mais firme para as próximas semanas.

A sexta (3) será um dia carregado, com chuvas desde o sul da Bahia até o Norte do país. O tempo fica firme em boa parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul do país. A previsão do tempo aponta para chuva fraca apenas no leste de Santa Catarina, Paraná e litoral sul de São Paulo, por causa dos ventos que sopram do mar.

Do dia 3 ao dia 7 de dezembro, os maiores volumes de chuva são esperados na Bahia, sul do Piauí, Tocantins e Goiás, com 70 mm nessas regiões. Em Mato Grosso, os volumes devem superar os 100 mm.