A meteorologia destaca que a chuva deve ficar acima da média na região Sudeste e Centro-Oeste e Norte na primeira quinzena de janeiro. Para esta sexta-feira, 1, primeiro dia de 2021, uma frente fria deve trazer chuvas para o leste paulista, sul de minas e Rio de Janeiro.
- Previsão do tempo indica invernada na 1ª quinzena de janeiro no Centro-Oeste
- Retrospectiva do clima: o que a meteorologia acertou em 2020
Para os próximos cinco dias, cerca de 100 mm estão previstos para Minas Gerais. Já entre 6 e 10 de janeiro, a chuva deve chegar a 70 mm em São Paulo e também em Minas. “O Sudeste será a região que mais vai receber chuva nos dez primeiros dias de janeiro”, destaca Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
“Fica o alerta pois já choveu muito no Sudeste e a frente fria traz possibilidade para queda de barreira no primeiro dia do novo ano. Essas precipitações devem se estender do Sudeste até a região Norte. Para o Sul, o tempo será firme”, complementa Desirée
Na primeira quinzena de janeiro, a chuva deve ficar abaixo da média no Nordeste, mesmo com a presença do La Niña. “O Oceano Atlântico não terá condições favoráveis para que as chuvas fiquem pelo menos dentro da média na região, apesar do La Niña, que vai influenciar as condições do clima ao longo do primeiro semestre de 2021”, comenta Desiree
Ainda segundo a meteorologista, no Sul, a chuva vai ficar acima da média nos primeiros quinze dias do próximo mês em toda a faixa leste, cenário que deve mudar na segunda quinzena, onde os índices devem ser irregulares, principalmente no Rio Grande do Sul.